Recursos
O que há de melhor para sua recuperação

NEUROMODULAÇÃO
A neuromodulação promove a ativação de redes neurais por meio de correntes aplicadas especificamente às regiões que se deseja ativar. Este recurso associado a exercícios específicos para cada caso, permite a reestruturação da circuitaria cerebral e com isso otimiza o processo de reorganização cortical e recuperação do movimento. Ao aumentar ou diminuir o funcionamento de regiões específicas do cérebro podemos favorecer a recuperação de movimentos, de sensibilidade, equilíbrio, coordenação, controle da dor e outros.
GAMETERAPIA
Diversos videogames são utilizados na fisioterapia. Estudos apontam benefícios no equilíbrio, marcha, coordenação e cognição em idosos e em condições neurológicas como AVC, Parkinson, Esclerose Múltipla, TCE, Ataxias, Lesão Medular e outras.
A gameterapia, por seu aspecto lúdico e dinâmico, também é aplicada em crianças com Paralisia Cerebral, TEA e outros transtornos do desenvolvimento. É um recurso motivador e desafiador que favorece a repetição do movimento associado à percepção, raciocínio, memória, planejamento, tomada de decisão, favorecendo o aprendizado e a recuperação do movimento.


TERAPIA POR CONTENSÃO INDUZIDA®
É um tratamento individualizado intensivo, desafiador e progressivo aplicado num programa de 10 dias, associado a um pacote de exercícios e estratégias comportamentais que favorecem em um curto período a reorganização cerebral e o maior uso do membro afetado pelo AVC, Paralisia Cerebral, TCE, Esclerose Múltipla e outras condições.
A combinação de horas de exercícios específicos diários, restrição do membro não afetado e uso de estratégias comportamentais levam a resultados incríveis em um período curto de intervenção.
TREINO COM SUSPENSÃO
DE CARGA
Às vezes alterações de força muscular, tônus ou equilíbrio impedem a manutenção de posturas como sentado, em pé e até mesmo o andar. O treino com suspensão de carga permite a manutenção destas posturas, sustentado por colete e suportes. Com isso, é possível manter posturas e realizar movimentos já na fase inicial do tratamento, otimizar a aquisição destas posturas e favorecer aspectos respiratórios, circulatórios, metabólicos e ósseos.


TREINAMENTO INTENSIVO
O treinamento intensivo é atualmente a abordagem mais indicada em casos de AVC e outras condições neurológicas, pois agrega muitas técnicas e recursos e estimula ao máximo a reorganização do sistema nervoso. São muitas horas de exercícios em poucos dias de tratamento, e os resultados são surpreendentes. Venha fazer uma avaliação e ver se este tratamento é indicado para você.
TREINO COGNITIVO MOTOR
É o treino que associa a realização do movimento ou tarefa desejada à uma função cognitiva. É indicado tanto para melhorar o desempenho do movimento quanto o desempenho da cognição. Trabalha a realização do movimento associado à cálculos, nomeações, escolhas, memorização, atenção, divisão de atenção, planejamento de estratégias, entre outras. É muito utilizado em idosos com ou sem alteração cognitiva e nas disfunções neurológicas, favorecendo o aprendizado, generalização e automatização de movimentos.


TREINO ORIENTADO À TAREFA
É o treino de componentes necessários para as atividades do dia a dia e tarefas importantes para cada pessoa. Neste treino o fisioterapeuta estimula movimentos relacionados à tarefa, faz adequações da postura e adaptações necessárias para o melhor desempenho, além de muitas repetições para favorecer o aprendizado. E o terapeuta ocupacional faz o treino da tarefa ou atividade em si, confecciona órteses ou dispositivos para facilitar a tarefa, treina em ambientes diversos, elabora com o cliente e família adequações e adaptações necessárias no meio ambiente.
TREINO EM ESTEIRA
O treino em esteira é muito utilizado para favorecer a recuperação da marcha (ou andar). Pode ser utilizado tanto com suspensão de peso, em casos que a pessoa ainda não é capaz de andar sozinha e sustentar o peso do corpo, quanto sem suspensão. O treino de marcha pode ser utilizado para melhorar aspectos ósseos, circulatórios, cardiovasculares, metabólicos, além da descarga de peso, mobilidade, e aspectos específicos da marcha como o ritmo, simetria, cadência, equilíbrio, entre outros.


TERAPIA DO ESPELHO
Técnica de ativação das vias cerebrais por meio da ilusão de realização do movimento com o membro afetado em casos de Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Craniano e Paralisia Cerebral. A ilusão visual gerada pelo espelho associada à realização do movimento pelo terapeuta e associação a estímulos sensoriais ativa o sistema de neurônios espelho, favorecendo a ativação e reorganização cortical.
CONFECÇÃO DE ÓRTESES
Prescrição e confecção de órteses personalizadas que respeitam a anatomia e funcionalidade. Podem ser indicadas para proteger articulações, evitar deformidades, melhorar o alinhamento para favorecer o movimento, manter a amplitude de movimento, entre outras.


ELETROTERAPIA
A eletroterapia tem efeitos positivos sobre a dor, a ativação e fortalecimento muscular, a espasticidade, a cicatrização, o edema, a inflamação entre outros. Na fisioterapia neurológica é muito utilizada para controle da dor, modulação do tônus e ativação muscular tanto nos casos de paralisia total quanto nos que têm algum grau de contração muscular.
Pode ser associada à realização do movimento e é um ótimo recurso para promover ativação tanto dos músculos quanto de áreas cerebrais.
AVALIAÇÕES PADRONIZADAS
Além da avaliação clínica individualizada aplicamos testes e escalas específicas e padronizadas de acordo com o quadro funcional e diagnóstico. Isso permite estabelecer metas e acompanhar a evolução do tratamento e discutir o caso com outros profissionais da saúde.
