
NEUROMODULAÇÃO NA DEPRESSÃO E ANSIEDADE
Tratamento da Depressão com Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)
A depressão é uma condição caracterizada pelo humor deprimido e dificuldade ou incapacidade de sentir prazer nas atividades do dia a dia (anedonia). Essa situação pode afetar profundamente o autocuidado, a rotina, os relacionamentos e o trabalho, além de, em casos mais graves, representar risco à vida.
Apesar das opções disponíveis, entre 30% e 50% das pessoas com depressão não respondem adequadamente aos tratamentos com medicamentos. Além disso, o risco de recaída após o primeiro episódio é alto — cerca de 60%. Cada nova recaída aumenta a probabilidade de o quadro tornar-se crônico e mais resistente ao tratamento.
Pesquisas recentes revelam que pessoas com depressão apresentam um desequilíbrio entre os hemisférios do cérebro, com uma atividade reduzida nas áreas pré-frontal e motora do lado esquerdo. Para ajudar a corrigir esse desequilíbrio, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) tem se mostrado uma alternativa muito eficaz.
Neuromodulação não invasiva - EMT
A EMT é uma técnica segura, não invasiva e indolor de estimulação cerebral focal. Utiliza campos magnéticos para gerar pequenas correntes elétricas que ativam ou inibem áreas específicas do cérebro, de acordo com o objetivo do tratamento.
No caso da depressão, a EMT estimula regiões cerebrais responsáveis pelo controle do humor que estão menos ativas, contribuindo para alívio dos sintomas. Trata-se de uma abordagem eficaz, amplamente comprovada por estudos científicos, com boas taxas de resposta e redução significativa das recaídas.
Tratamento da Ansiedade com Neuromodulação (EMT)
Os transtornos de ansiedade estão entre as condições psiquiátricas mais comuns da atualidade, afetando a qualidade de vida de milhões de pessoas.
A ansiedade patológica é caracterizada por preocupação excessiva, ataques de pânico, sensação constante de nervosismo, inquietação, fadiga, irritabilidade, além de distúrbios do sono e da alimentação que persistem por mais de seis meses.
Embora a ansiedade seja uma resposta natural ao medo e à antecipação de situações desconhecidas, ela torna-se um problema quando interfere nas relações sociais, na função cognitiva, na rotina e no bem-estar geral.
O transtorno de ansiedade pode ocorrer de forma isolada ou associado a outras condições, como a depressão ou outras doenças.
Assim como ocorre na depressão, estudos demonstram que a ansiedade está relacionada a um desequilíbrio na atividade de áreas específicas do cérebro. Para corrigir esse desequilíbrio, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) tem se mostrado uma alternativa eficaz.
Protocolo
Técnica realizada de maneira intensiva, com sessões diárias de segunda a sexta-feira, os protocolos atuais recomendam, em geral, pelo menos 20 sessões iniciais, podendo chegar até 36 sessões em casos mais graves ou resistentes.
Procurar um médico Psiquiatra é fundamental para o diagnóstico e a definição do tratamento.
Após esta fase, sessões mensais de manutenção podem ser indicadas para consolidar os resultados e prevenir recaídas, sempre de acordo com a avaliação individual.
Se está à procura de um tratamento moderno, seguro e baseado em evidências para a depressão, a Estimulação Magnética Transcraniana é uma excelente opção e nós da Glia Fisioterapia Especializada estamos altamente capacitados a te guiar neste processo.
A condução da Avaliação da NEUROMODULAÇÃO em casos de Depressão e Ansiedade é direcionada pela indicação médica e aplicação de questionário especifico seguindo um protocolo bem definido, com os quais identificamos possíveis contraindicações, o protocolo de tratamento mais adequado, os desejos e intensões do cliente com o tratamento.
Com os resultados desta avaliação o fisioterapeuta define se há ou não a indicação da neuromodulação para o quadro apresentado. Havendo a indicação, o fisioterapeuta informa o cliente e família sobre o protocolo de tratamento, sua condução, frequência, provável evolução, valores e formas de pagamento.
Duração: Entre 60 e 90 minutos, para valor da avaliação entre em contato.
Condução do Tratatamento
A condução do tratamento de neuromodulação se divide nas seguintes fases: planejamento, avaliação técnica pré-tratamento, tratamento intensivo, avaliação técnica pós-tratamento intensivo e manutenção.
01
Planejamento
No planejamento decidimos com cliente e família a disponibilidade para o tratamento intensivo e agenda, combinamos o pagamento e conversamos com o médico psiquiatra ou neurologista e psicólogo que acompanham o caso.
02
Avaliação técnica pré-tratamento
Definimos os objetivos do tratamento e aplicamos escalas específicas para avaliar a gravidade do quadro pré-tratamento
03
Tratamento intensivo
Sessões diárias de 30 minutos, de segunda a sexta-feira por quatro semanas
04
Avaliação técnica pós-tratamento intensivo
Ao final da fase de tratamento intensivo reaplicamos a avaliação técnica para mensurar os ganhos.
Nesta fase já é possível ver diferenças importantes.
05
Manutenção
Para a manutenção dos ganhos a longo prazo e prevenir recaídas do quadro, sessões esporádicas podem ser necessárias
Diferenciais do tratamento utilizando
Estimulação Magnética Transcraniana
Não invasivo e seguro
A EMT não requer cirurgia, anestesia ou hospitalização, e apresenta baixo risco de efeitos colaterais.
Associação
Pode ser associada ao tratamento medicamentoso e psicoterapia potencializando seus efeitos.
Melhoria rápida dos sintomas
Muitos pacientes notam melhoria já nas primeiras semanas de tratamento.
Redução do risco de recaídas
A EMT ajuda a estabilizar o funcionamento cerebral, diminuindo a probabilidade de novos episódios depressivos.
Opção eficaz para casos resistentes
É especialmente indicada para pessoas que não respondem bem a medicamentos antidepressivos.
Qualidade de vida
Promove maior autonomia, motivação e recuperação funcional no dia a dia.
Segurança / Efeitos Colaterais
A técnica de Neuromodulação não-invasiva utilizada pela Glia Fisioterapia é segura e realizada sob supervisão de uma profissional extremamente capacitada.
Efeitos colaterais: são geralmente leves e temporários, como dor de cabeça.
Interferência com Implantes: Pessoas com implantes metálicos no crânio (como placas cirúrgicas) devem evitar a Neuromodulação não-invasiva, pois o campo magnético pode interferir com esses dispositivos.
Regulatório
Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO),
por meio das Resoluções 434/2013, 515/2022 e 554/2022 reconheceu a Estimulação Magnética Transcraniana, técnica não-invasiva, como recurso terapêutico do fisioterapeuta com certificação.
Referencias Depressão
Perera T et al. The Clinical TMS Society Consensus Review and Treatment Recommendations for TMS Therapy for Major Depressive Disorder. Brain Stimul. 2016; 9(3): 336–346.
Milev RV et al. Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments (CANMAT) 2016 Clinical Guidelines for the Management of Adults with Major Depressive Disorder: Section 4. Neurostimulation Treatments. The Canadian Journal of Psychiatry. 2016, vol. 61(9) 561-575.
d´Andrea et a. Investigating the Role of Maintenance TMS Protocols for Major Depression: Systematic Review and Future Perspectives for Personalized Interventions. J. Pers. Med. 2023, vol. 13, 697-715.
Referências Ansiedade
Rodrigues et al. Transcranial magnetic stimulation for the treatment of anxiety disorder. Neuropsychiatric Disease and Treatment 2019:15 2743–2761.
Vicario et al. A systematic review on the therapeutic effectiveness of non-invasive brain stimulation for the treatment of anxiety disorders. Neuroscience and Biobehavioral Reviews.2019. vol 96: 219–231
Gay F et al. Neuromodulation Treatments of Pathological Anxiety in Anxiety Disorders, Stressor-Related Disorders, and Major DepressiveDisorder: A Dimensional Systematic Review and Meta-Analysis. Front. Psychiatry.2022. Vol 13:910897.