top of page
Logo Glia

PARALISIA FACIAL

Paralisia Facial Periférica é uma condição que afeta o nervo facial responsável pelos movimentos faciais, causando fraqueza ou paralisia em um lado do rosto. Essa condição pode ser causada por diversas razões como vírus, tumores, traumas ou inflamações.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns da paralisia facial periférica incluem:

  • Dificuldade em fechar ou piscar com um dos olhos

  • Dificuldade em sorrir de forma simétrica

  • Desvio da boca para o lado não afetado

  • Perda do paladar em um lado da língua

  • Alteração na produção de lágrimas em um dos olhos

  • Dor do lado afetado do rosto

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Ao identificar algum dos sintomas citados um médico Neurologista deve ser procurado imediatamente, ele será capaz de diagnosticar e estabelecer o tratamento necessário e encaminhar para profissionais da Fisioterapia Neurológica  e/ou Fonoaudiologia

FISIOTERAPIA NA PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA

​​Fisioterapia na Paralisia Facial Periférica é fundamental para favorecer a melhor e mais rápida recuperação possível e tentar evitar complicações do quadro. Uma complicação comum nos casos mais graves é o aparecimento de SINCINESIAS, que são movimentos involuntários. Quando presentes, ao fechar o olho do lado afetado a pessoa sorri ou vice-versa, ou outros movimentos associados podem aparecer.

O padrão de ativação natural dos músculos da face é muito complexo, eles podem ser ativados isoladamente ou nas mais variadas combinações de músculos para reproduzir as muitas expressões faciais que o rosto humano pode produzir.

 

Deste modo o tratamento fisioterapêutico vai muito além de realizar movimentos isolados e reproduzir caretas, por isso é preciso muito cuidado com os procedimentos adotados para não acionar músculos indevidamente ou hiper estimular músculos específicos.

OBJETIVOS DO TRATAMENTO NA FISIOTERAPIA

  • Restaurar a função muscular: com exercícios específicos a fisioterapia ajuda a reativar os músculos afetados e a recuperar a movimentação facial.

  • Melhorar a simetria facial: com exercícios direcionados para equilibrar os movimentos dos dois lados do rosto.

  • Acelerar a regeneração do nervo facial: com aplicações de LASERTERAPIA no trajeto do nervo facial para auxiliar a redução do processo inflamatório e promover a regeneração do nervo.

  • Reduzir a dor.

DURAÇÃO DO TRATAMENTO

​​​A duração do tratamento fisioterapêutico varia de acordo com o tipo, a gravidade da lesão, a resolução do processo inflamatório e a resposta individual de cada cliente. Em geral, os resultados começam a ser observados nas primeiras sessões de tratamento e a na maioria dos casos a recuperação completa ocorre em poucos meses, quando o tratamento é conduzido por profissionais capacitados.

CONDUÇÃO DO TRATAMENTO

01

AVALIAÇÃO

Na avaliação aplicamos testes e escalas específicos para estabelecer o quadro atual e fazemos o registro fotográfico e em vídeo do rosto do cliente.

Então decidimos com cliente a disponibilidade para o tratamento, agenda e combinamos o pagamento.

Estabelecemos o plano de exercícios específicos e recursos conforme o quadro.

02

SESSÕES

Aplicamos os exercícios específicos planejados, utilizamos a LASERTERAPIA e bandagens conforme a necessidade do quadro. E ao final de cada sessão orientamos os exercícios para casa e os cuidados necessários tal como a proteção do olho para dormir.

03

ACOMPANHAMENTO

Ao longo do tratamento, reaplicamos as escalas e os registros fotográficos e de Vídeo para acompanhamento da evolução do tratamento e fazemos as modificações necessárias no plano de exercícios e eventuais encaminhamentos para o neurologista.

Avaliação Paralisia Facial

Com o objetivo de analisar o quadro clínico e estabelecer um programa de tratamento

Obrigado por entrar em contato.

WhatsApp

​A Avaliação em casos de PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA é direcionada pela aplicação de TESTES e ESCALAS específicos, com o qual identificamos a gravidade e impacto do quadro.

Uma boa avaliação permite a seleção dos melhores exercícios e recursos para um tratamento mais completo e efetivo.

Com os resultados desta avaliação o fisioterapeuta informa o cliente sobre o plano de tratamento e recursos possíveis, sua condução, frequência, provável evolução, valores e formas de pagamento.

Duração: Entre 60 e 90 minutos, para valor da avaliação entre em contato.

LASERTERAPIA:
UMA FERRAMENTA VALIOSA NA
PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA

Paralisia facial periférica, comumente conhecida como paralisia de Bell, é uma condição que afeta o nervo facial, causando fraqueza ou paralisia nos músculos de um lado do rosto. A FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA é um pilar fundamental no tratamento dessa condição, e a LASERTERAPIA tem se destacado como uma ferramenta complementar eficaz, segura e não invasiva.

A LASERTERAPIA utiliza a luz de baixa intensidade para estimular processos biológicos nos tecidos. Ao incidir sobre as células, o laser promove efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e bioestimulantes, acelerando a cicatrização e a regeneração tecidual. 

ATUAÇÃO DA LASERTERAPIA

​Redução da inflamação: A inflamação é um processo natural do corpo para combater lesões, mas em excesso pode prejudicar a recuperação. O laser ajuda a reduzir a inflamação, diminuindo a dor e o inchaço.

Melhora da circulação sanguínea: A laserterapia aumenta o fluxo sanguíneo local, levando mais nutrientes e oxigênio para a região afetada, o que favorece a regeneração do nervo facial e dos músculos.

Aumento da atividade celular: A laserterapia ativa as células, estimulando a produção de ATP (energia celular) e acelerando os processos de reparo.

©  Glia Fisioterapia Especializada

Agende uma Avaliação
bottom of page